Amores, aqui estou eu escrevendo de novo sobre como está o meu processo.. Dia 14/05 vai fazer 2 meses que estou online - sim, tudo isso já - e nada de match ainda, snif =/ E olha que já passaram 19 famílias pelo meu perfil.. eu sei que a maioria eu nem pude fazer skype (só fiz com 5 delas) porque as datas que elas queriam que a au pair chegasse eram em maio/junho e agora eu só posso em julho/agosto.. Mas as vezes penso se não estou fazendo alguma coisa errada, sei lá.. meu skypes com elas não passam de 20 minutos.. acho que talvez esteja falando pouco nas entrevistas =/
As vezes me pergunto, será que finalmente vou ter meu match? Será que alguma delas vai gostar de mim? Vejo meninas nos grupos tendo matchs super rápidos, outras nem tanto (sou o caso) e outras com poucas famílias no perfil.
Essa ansiedade já me consome a tempo, ainda mais agora que estou quase no final do processo. Daqui para frente - se eu tiver match com uma família e assim seja - é só questão de tirar o visto, esperar a data de embarque, fazer as malas e finalmente viajar, pisar nos EUA e começar uma nova jornada.
Se eu pudesse descrever o quanto realizar esse intercâmbio é importante para mim, nem saberia como começar. Faz mais de 4 anos que descobri esse programa e toda a minha vida, a partir de então, vem girando em torno disso.. Se não fosse por ele - talvez - nem estaria trabalhando com crianças, o que hoje é a minha realização. Nem teria feito ENEM e me matriculado em uma facul apara conseguir comprovar os vínculos no Brasil quando fosse tirar o visto, que era uma das minhas preocupações. Também nem teria tirado a carteira de motorista e meu inglês não teria evoluído tanto. É impressionante, nesses últimos 2 meses, o salto que o meu inglês deu só de ler as cartas das host families, descobrir palavras novas e responder aos e-mails.
Mas, e se eu não conseguir o meu match? Sei que ainda tenho tempo, pois parece que a candidata a au pair tem um ano depois que fica online para encontrar a família. Mas, e se não acontecer? É uma hipótese.. Ficaria muito frustada com tudo isso, pois realmente é o meu sonho e eu sei o quanto venho batalhando com a cara e a coragem para conseguir realizá-lo.
Sabe quando tu percebe que é a hora de ir? Que todo dia tu se pega pensando nisso e começa a empurrar as coisas (emprego/faculdade) com a barriga? Sente que já está cansada da rotina e que precisa vivenciar algo novo? Pois então.. eu estou assim.
Recentemente numa aula EAD que tive na facul sobre cultura religiosa assistimos a um documentário sobre frustrações.. O nome é Seneca on Anger (Sêneca e a Raiva) fica a dica para quem se interessar. Esse documentário aborda os temas filosóficos desse filósofo reconhecido. Segundo ele, a raiva acontece no momento em que criamos expectativas e ficamos frustrados quando elas não se realizam. Faz muito sentido.. Sou uma pessoa controlada, pelo menos me considero.. mas crio muitas expectativas.
Sêneca diz que no momento que formos mais "pessimistas" - pasmem - em relação as coisas/desejos aprenderemos a encarar os acontecimentos negativos de uma melhor maneira, sem ficarmos bravos ou frustrados com a situação. Então, para qualquer coisa que almejamos, sejam sonhos ou rotinas, devemos estar cientes de que o não nós já temos, ou seja, aceitar que tudo pode dar errado já é uma opção. O que nos resta é persistir/acreditar/tentar pois, se acontecer um sim nas nossas vidas, ficaremos muito mais felizes.
"Saibamos que a possibilidade do não já existe e, caso as coisas derem errado, saberemos como lidar com o sentimento sem ficarmos com raivas/desnorteados ou nos sentindo fracassados."
Repito, isso não significa que não devemos ter fé, muito pelo contrário. Sei que se eu não conseguir ser Au Pair esse ano Deus tem um propósito maior para mim e Ele sabe o que faz. Talvez esteja me preparando mais psicologicamente ou, talvez, me mostrará novos caminhos. Cabe a mim confiar nele e esperar, pacientemente.
É isso meninas, precisava desabafar um pouquinho!
Qualquer novidade volto aqui ^^
Bjos e um excelente dia para todas =]