6

desabafo (lidando com frustrações).

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Amores, aqui estou eu escrevendo de novo sobre como está o meu processo.. Dia 14/05 vai fazer 2 meses que estou online - sim, tudo isso já - e nada de match ainda, snif =/ E olha que já passaram 19 famílias pelo meu perfil.. eu sei que a maioria eu nem pude fazer skype (só fiz com 5 delas) porque as datas que elas queriam que a au pair chegasse eram em maio/junho e agora eu só posso em julho/agosto.. Mas as vezes penso se não estou fazendo alguma coisa errada, sei lá.. meu skypes com elas não passam de 20 minutos.. acho que talvez esteja falando pouco nas entrevistas =/

As vezes me pergunto, será que finalmente vou ter meu match? Será que alguma delas vai gostar de mim? Vejo meninas nos grupos tendo matchs super rápidos, outras nem tanto (sou o caso) e outras com poucas famílias no perfil.


Essa ansiedade já me consome a tempo, ainda mais agora que estou quase no final do processo. Daqui para frente - se eu tiver match com uma família e assim seja - é só questão de tirar o visto, esperar a data de embarque, fazer as malas e finalmente viajar, pisar nos EUA e começar uma nova jornada.

Se eu pudesse descrever o quanto realizar esse intercâmbio é importante para mim, nem saberia como começar. Faz mais de 4 anos que descobri esse programa e toda a minha vida, a partir de então, vem girando em torno disso.. Se não fosse por ele  - talvez - nem estaria trabalhando com crianças, o que hoje é a minha realização. Nem teria feito ENEM e me matriculado em uma facul apara conseguir comprovar os vínculos no Brasil quando fosse tirar o visto, que era uma das minhas preocupações. Também nem teria tirado a carteira de motorista e meu inglês não teria evoluído tanto. É impressionante, nesses últimos 2 meses, o salto que o meu inglês deu só de ler as cartas das host families, descobrir palavras novas e responder aos e-mails.

Mas, e se eu não conseguir o meu match? Sei que ainda tenho tempo, pois parece que a candidata a au pair tem um ano depois que fica online para encontrar a família. Mas, e se não acontecer? É uma hipótese.. Ficaria muito frustada com tudo isso, pois realmente é o meu sonho e eu sei o quanto venho batalhando com a cara e a coragem para conseguir realizá-lo.


Sabe quando tu percebe que é a hora de ir? Que todo dia tu se pega pensando nisso e começa a empurrar as coisas (emprego/faculdade) com a barriga? Sente que já está cansada da rotina e que precisa vivenciar algo novo? Pois então.. eu estou assim.


Recentemente numa aula EAD que tive na facul sobre cultura religiosa assistimos a um documentário sobre frustrações.. O nome é Seneca on Anger (Sêneca e a  Raiva) fica a dica para quem se interessar. Esse documentário aborda os temas filosóficos desse filósofo reconhecido. Segundo ele, a raiva acontece no momento em que criamos expectativas e ficamos frustrados quando elas não se realizam. Faz muito sentido.. Sou uma pessoa controlada, pelo menos me considero.. mas crio muitas expectativas.

Sêneca diz que no momento que formos mais "pessimistas" - pasmem - em relação as coisas/desejos aprenderemos a encarar os acontecimentos negativos de uma melhor maneira, sem ficarmos bravos ou frustrados com a situação. Então, para qualquer coisa que almejamos, sejam sonhos ou rotinas, devemos estar cientes de que o não nós já temos, ou seja, aceitar que tudo pode dar errado já é uma opção. O que nos resta é persistir/acreditar/tentar pois, se acontecer um sim nas nossas vidas, ficaremos muito mais felizes.

"Saibamos que a possibilidade do não já existe e, caso as coisas derem errado, saberemos como lidar com o sentimento sem ficarmos com raivas/desnorteados ou nos sentindo fracassados."

Repito, isso não significa que não devemos ter fé, muito pelo contrário. Sei que se eu não conseguir ser Au Pair esse ano Deus tem um propósito maior para mim e Ele sabe o que faz. Talvez esteja me preparando mais psicologicamente ou, talvez, me mostrará novos caminhos. Cabe a mim confiar nele e esperar, pacientemente.

É isso meninas, precisava desabafar um pouquinho!

Qualquer novidade volto aqui ^^
Bjos e um excelente dia para todas =]

Comente com o login do Facebook =]

6 comentários:

  1. Olha, eu sei que é muito dificil e piora ainda mais quando as pessoas falam pra gente ter calma, mas eu sei que essa demora vai valer a pena e que Deus tem a melhor familia separada pra gente.
    Vamos continuar essa luta com fé e paciencia (dificil mas conseguimos) kkkkk
    Boa sorte(:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada pela força! Sim, é bem difícil ficar calma com toda essa ansiedade que passamos ao longo do processo, parece que nunca chega a nossa hora! O consolo é esperar que Deus já tem tudo reservado para a gente e acalmar os nossos corações.. vou tentar não me preocupar tanto com isso e aproveitar ao máximo a minha família aqui no Brasil. Estamos juntas amiga! Como tu disse, com fé e paciência ❤

      Excluir
  2. Sei exatamente como você está se sentindo... Decidi ser au pair em 2012 e desde então eu pensava nisso todo dia, contava os dias pra que chegasse 2016 e eu me formasse na faculdade pra poder finalmente ir... Fiquei online, entraram famílias no meu perfil, mas nunca dava certo. Cheguei a pensar isso de "será que vou encontrar minhas host family um dia?", mas esperei... No fim, depois de desanimar várias vezes e pensar que nunca iria, tive match com 2 meses exatos online, com uma família do jeito que eu queria! Sei que não é fácil, a gente nunca sabe o que está reservado para a gente, mas continue acreditando, que vai dar tudo certo quando você menos esperar... Foi assim comigo :) Boa sorte e não desista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn, muito obrigada pelas palavras de apoio! A minha expectativa de ir é muito grande mesmo pois a 4 anos venho me preparando para isso e não fiz outros planos, então vou me sentir bem desnorteada caso não dê certo..

      Fico feliz de saber que tu conseguiu ter match e que foi com uma família bacana =D \o// Pelo jeito a demora valeu a pena!

      Vou tentar me acalmar e esperar que as coisas aconteçam naturalmente, afinal, desespero não resolve nada né?!

      Obrigada novamente e, se Deus quiser, daqui um tempo vou poder gritar que tive meu match! ♥

      Excluir
  3. Ni, não desanima!
    As coisas não acontecem quando queremos e sim quando Deus nos permite. É ele quem sabe o que é o melhor pra gente e tenho certeza que o teu melhor está por vir.
    Eu sei que nada que eu diga poderá te acalmar e que a ansiedade é um bichinho persistente que não vai embora, mas quero que saiba que estarei aqui te acompanhando e torcendo muito por você.
    Eu não iniciei o processo ainda e não consigo nem imaginar o quão essa fase de espera por família deve ser difícil, mas tenta se distrair de alguma forma, fazendo mais posts e vídeos pra gente (eu iria amar), ou então coisas que você gosta mesmo, seu hobby, enfim, tenta não pensar muito, que no tempo certo, a tua família vai chegar.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina querida, obrigada pelo apoio e por acompanhar a minha jornada, rsrs!

      Vou ensaiar mais perguntas/respostas para fazer com as host families e desencanar um pouco desse nervosismo.. Muitas vezes quero apressar as coisas mas, como tu disse, Deus é que sabe quando tem que acontecer!

      Essas fases de au pair, nos testando os limites em todo o processo! Espero que um dia eu esteja rindo de tudo isso, seja lá onde for.

      Obrigada linda!

      Excluir

Obrigada por acompanhar o meu blog! =)