1

preenchimento e submit do DS-160.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Após uma semana cheia de expectativas e de aventuras em São Paulo para tirar o visto, a qual vou contar em um próximo post, resolvi fazer esse para relatar como foi a minha experiência com o DS-160.

O visto específico do qual vou falar é o J-1, necessário e regulamentado para o programa de Au Pair.

OBS: será a aplicação de uma primeira solicitação, ou seja, para quem já teve o visto negado sugiro olhar outro tutorial pois o formulário pedirá mais informações.

Bom, em abril, antes mesmo de eu ter o meu MATCH e fechar com uma família, eu fui começar a preencher a solicitação de não-imigrante para o visto J-1 de Au Pair. Mas acontece que, quando você está fazendo a solicitação, tem uma página que pede informações e endereços de onde você vai ficar nos EUA e, como eu ainda não tinha tido meu match, tive que parar por ali pois não tinha as informações necessárias ainda xD

Para realizar uma solicitação de visto você deverá acessar esse site do consulado americano.



  • Clique em START AN APPLICATION e selecione o PAÍS/ESTADO em que você irá realizar a entrevista consular.

          No BRASIL, você verá as seguintes opções (eu escolhi São Paulo pois é, entre os Estados disponíveis, o mais próximo do RS e mais acessível para mim)




Quando eu finalmente tive o meu MATCH, em 26/05 com a família da Califórnia, em seguida eu já consegui visualizar o endereço da host family e então fui retomar a minha solicitação do visto já que agora eu já tinha todas as informações que o formulário eletrônico pedia. Para continuar com o preenchimento de uma solicitação já existente você clica em RETRIEVE AN APPLICATION no site do consulado.

OBS: Assim que tu tem o MATCH você receberá todas as orientações para o preenchimento do DS-160, CASV e para o dia da entrevista no consulado. Essas orientações você encontra em documentos que vão estar no seu application no site da APIA, virá também papéis informativos no placement pack e ainda por cima seu agente da Experimento também lhe dará informações a respeito disso.

Comuniquei o meu agente da Experimento e ele me informou que daria o suporte necessário para o preenchimento do DS-160 e, inclusive, faria o preenchimento para mim. Informei a ele que já possuía um ID de solicitação e ele disse que não tinha problema pois iria continuar preenchendo nesse mesmo.

Antes de começar a preenchê-lo, ele me mandou um rascunho do DS-160 por e-mail para que eu preenchesse e enviasse para ele com todas as informações necessárias para que, posteriormente, ele pudesse preencher com exatidão o formulário eletrônico para mim.

OBS: não sei se todas as unidades da agência Experimento realizam esse preenchimento porém, na minha unidade (Experimento de Caxias do Sul) isso acontece, o próprio agente preencheu para mim.

Em 2 dias preenchi tudo e já reenviei o rascunho para ele.

Quase 2 semanas depois ele me retornou dizendo que havia preenchido o formulário do DS-160 eletrônico e me mandou o "print screen" das telas de preenchimento para que eu revisa-se antes de dar o submit.

Porém pedi para ele alterar algumas coisas, entre elas quem estava pagando a minha viagem pois ele havia colocado "SELF (eu mesma)" mas na verdade era o meu pai quem estava bancando tudo, rsrs.

Também pedi para ele incluir mais uma informação no menu de experiências profissionais (quis acrescentar a experiência de 1 ano que cuidei de gêmeos sendo babá em casa de família pois achei importante o cônsul saber que eu realmente tenho experiência com newborns, babies, toddlers and kids ^.^ )

Feito isso, passaram-se novamente 2 dias e eu ainda não tinha tido a resposta do meu agente dizendo que tinha feito as alterações. Nessa hora eu já estava mega ansiosa e resolvi acessar por conta própria o ID e acrescentar o que faltava. Informei a ele que estava com um pouco de pressa pois estava preocupada com as passagens áreas que, se eu comprasse de última hora, iriam sair muito caras já que faltava 2 semanas para o final do mês e que eu ainda precisava efetuar o pagamento do boleto da taxa do visto e fazer o agendamento.

Então ele entendeu a minha situação e me informou que eu poderia dar o submit por conta própria se eu realmente havia revisado tudo e todos os dados estavam corretos. Fiquei mega feliz, conferi mil vezes e dei o submit com a cara e a coragem.

O preenchimento da minha solicitação ficou assim..

OBS: LEMBRE-SE DE IR SALVANDO CONSTANTEMENTE CADA VEZ QUE VOCÊ FOR PARA A PRÓXIMA ETAPA DE PREENCHIMENTO POIS O SITE EXPIRA DEPOIS DE UM TEMPO E, SE VOCÊ NÃO SALVOU, SEUS DADOS NÃO FICAM GUARDADOS E VOCÊ PRECISARÁ PREENCHER TUDO NOVAMENTE.









Feita toda a revisão, você poderá dar o submit. Abrirá uma nova página de confirmação que deve ser impressa.


OBS: essa é a página de confirmação que deverá ser impressa para ser levada no dia do CASV e no dia da entrevista no consulado americano.

No próximo post vou falar a respeito do pagamento da taxa do visto e do agendamento no CASV e entrevista consular que é o próximo passo depois de dado o submit no DS-160.

=]

Comente com o login do Facebook =]

Um comentário:

  1. Ni quanta coisa!
    Deve dar uma ansiedade e um nervosismo tremendo essa fase!
    Obrigada pelas dicas, vou salvar tudo pra quando eu for preencher o meu *-*
    Conta logo como foi o visto, estou ansiosa haha

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar o meu blog! =)